Sou um admirador incondicional dos jornais de bairro, que fazem um trabalho fundamental, que se soma ao da grande imprensa. Levam as notícias regionais para o público, fomentam o comércio local, o que é muito importante. Eu mesmo, quando jovem, tive um jornal de bairro, o Hora de Ação, ainda na época do pestape. Enquanto meus amigos frequentavam as baladas da época, lá estava eu trabalhando no jornal.
Por tudo isso, é com imensa satisfação que recebi a notícia do relançamento da Folha da Vila Matilde, que em setembro completa 24 anos de atividades do Grupo de Comunicação Social Rede Folha.
O momento para esse relançamento não podia ser mais propício. A Zona Leste como um todo vive uma grande fase. Somente neste ano a região da Penha recebeu investimentos da ordem de R$ 290 milhões nas áreas da saúde, educação, verde e meio ambiente, além de obras de infraestrutura.
Ao todo, 15 escolas da região passaram por revitalização, com benefício a mais de 34 mil alunos.
A cobertura das quadras das EMEFs Antônio Carlos Rocha e Rosangela Rodrigues Vieira permitiram aulas de educação física em dias de chuva. No CEU Quinta do Sol foram renovadas toda elétrica e hidráulica. Os trabalhos continuaram na Creche Jocelyne Chamuseau e no CEU Tiquatira, com pintura e mudança dos pisos.
Na área da saúde, sempre buscando aperfeiçoar o atendimento à população, as Unidades Básicas de Saúde da Cidade Patriarca, Jardim São Francisco, Engenheiro Goulart e Cruzeiro do Sul passaram por reformas de hidráulica e elétrica, padronização de pintura, renovação de escadas e rampas de acessibilidade.
Em fevereiro entreguei as novas instalações da UBS Jardim Keralux. Com investimento de R$ 8,9 milhões, o novo prédio, localizado na rua Batuíra do Campo, s/nº, tem 1.100m² e substitui a antiga UBS do bairro, que tinha aproximadamente 300m².
O maior programa de recape da história de São Paulo também chegou à região, com mais de 500 mil metros quadrados de vias que receberam asfalto de qualidade. O Parque Linear Piratininga recebeu intervenções arquitetônicas, pavimentação, drenagem e paisagísticas, para aumentar a segurança estrutural e padronização ornamental dos espaços do entorno dos equipamentos esportivos e áreas comuns.
O BRT Radial Leste, que promoverá melhorias na mobilidade urbana da Zona Leste da cidade, beneficiando 400 mil pessoas por dia, está em fase de assinatura de contrato, com licitação concluída.
Com 9,8 Km de extensão, o BRT terá início no Terminal Parque Dom Pedro II – por onde os ônibus circularão sobre o viaduto Nakashima. Depois adentrará na Avenida Alcântara Machado em nível e seguirá pela Rua Melo Freire até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Avenida Conde de Frontim. Seu término será na Rua Professor Miguel Russiano. Com todas essas intervenções, a Zona Leste entra numa nova fase e a Folha da Vila Matilde será testemunha desse novo tempo.