Vila Matilde, 6 de julho de 2025

Instalações de brinquedões oferecem mais lazer e diversão para as crianças em Itaquera

A Subprefeitura Itaquera por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras – SMSUB –  está investindo em mais opções de lazer para as crianças e, consequentemente, promovendo a socialização das famílias,  ao instalar playgrounds gigantes e estruturados em praças e espaços públicas dos quatro distritos que administra.

Os chamados “brinquedões” são equipamentos que oferecem diversas possibilidades de diversão, como túneis, pontes, escaladas e escorregadores, proporcionando um ambiente lúdico e estimulante para as crianças explorarem e desenvolverem suas habilidades motoras e sociais. 

Além disso, o piso tátil e a base emborrachada contribuem para a segurança das crianças durante as brincadeiras, garantindo um ambiente adequado e protegido para a diversão.

A instalação desses playgrounds em praças e espaços públicos, como a Praça Carlos Machado, na Cidade AE Carvalho, e a Praça Irani, entre outras localidades, não apenas melhora a qualidade de vida das crianças e suas famílias, mas também valoriza e revitaliza esses espaços comunitários, incentivando o uso e a apropriação dos locais pela população. 

Na Rua Inácio Zuasnabar, no Jardim Fernandes, o  novo parquinho ganhou um alambrado. A medida ajuda a garantir um ambiente protegido e seguro para as crianças brincarem, permitindo que elas se divirtam com tranquilidade, evitando possíveis acidentes. 

Além dos brinquedos gigantes, os espaços passaram por melhorias e estão sendo revitalizados, um dos exemplos é a Praça Dona Maria Gonçalves, no Jardim Marília.

Segundo Rafael Limonta, Subprefeito Itaquera, “essa iniciativa demonstra o compromisso da Subprefeitura Itaquera em promover o bem-estar, a convivência e a socialização das famílias, criando ambientes seguros, inclusivos e acolhedores para as crianças brincarem e se desenvolverem”. 

A valorização do espaço público como um local de encontro, diversão e interação fortalece os laços comunitários e contribui para a construção de uma cidade mais inclusiva e sustentável.

Redação Folha da Vila Matilde